Mercado de reposição demanda milhões de rolamentos de roda leve ao ano para atender aos 43 milhões de veículos leves em circulação no País

Mercado de reposição demanda milhões de rolamentos de roda leve ao ano para atender aos 43 milhões de veículos leves em circulação no País

Com a produção anual de 2,6 milhões de novos automóveis e utilitários no País, segundo levantamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), é grande a demanda pelo desenvolvimento e lançamento dos mais diferentes tipos de autopeças. Considerando que cada veículo leve é equipado com quatro a seis rolamentos de roda leve, são fornecidos mais de 10 milhões desses componentes ao ano somente para as montadoras.

Além disso, o mercado de reposição também demanda um grande volume de autopeças para atender às necessidades de substituição de peças velhas ou defeituosas dos pouco mais de 43 milhões de veículos leves em circulação no País, segundo dados do Sindipeças.

Para atender ao mercado de reposição brasileiro, a Schaeffler – fornecedora global dos setores automotivo e industrial – lançou recentemente 80 novos rolamentos de roda leve da marca FAG. São rolamentos destinados a várias aplicações em automóveis e utilitários, que foram disponibilizados para comercialização a partir da identificação das necessidades dos clientes.

No mundo, a Schaeffler – que reúne as marcas LuK, INA, FAG e Ruville – fornece 1.478 diferentes itens dessa categoria, bem como soluções específicas desenvolvidas a pedido dos clientes. No Brasil, o portfólio de rolamentos de roda leve FAG cobre mais de 90% dos 43 milhões de automóveis e utilitários da frota circulante no País. Em catálogo, são 455 diferentes tipos que atendem à demanda das montadoras, distribuidoras de autopeças e oficinas mecânicas. Esse número é constantemente alterado em virtude das pesquisas realizadas pela empresa para identificar as novas necessidades do mercado e, assim, promover o lançamento de novos produtos. Do total de rolamentos de roda leve vendidos pela Schaeffler no Brasil, 80% são fabricados nas plantas de Sorocaba, no interior de São Paulo. O restante provém de várias unidades da empresa do mundo.

Share this post