Tipos de faca para reciclagem: Moinho Picador.
Devido à grande abrangência do mercado da reciclagem, existem diversos tipos de moinhos, sendo assim, inúmeros modelos de facas para moinho. Dependendo do material a ser processado no moinho granulador e do estado em que se encontra, são exigidas diferentes características de medidas, tenacidade, e dureza das facas.
Os moinhos picadores possuem facas de espera e facas rotativas que funcionam como guilhotinas conforme o rotor gira.
O aço ideal para facas de moinho picador
Podemos encontrar várias alternativas de aços para facas, mas quando se trata de facas para moinho de plástico, é necessário se atentar à grande variedade de materiais que irão passar pelo picador, podendo também passar pedaços de pedras ou ferros. As facas industriais ideais para se trabalhar em moinhos de reciclagem, precisam ter dureza média entre 52hrc e 58hrc, porém, se a faca for totalmente dura, não resistirá aos impactos e quebrará. Sendo assim, o ideal é trabalhar com ligas de aço carbono com têmpera superficial apenas na área do corte.
Qual o ângulo de corte ideal?
Dependendo do tipo de rotor do granulador, as navalhas precisam possuir ângulos de corte mais abertos ou fechados. No geral, para facas rotativas se usa o padrão de 45º, e para facas fixas (ou de espera) se usa o padrão de 60º.
Por quê é importante que a faca possua oblongos de regulagem?
A maioria dos moinhos picadores possuem regulagem para as lâminas, isso porque à medida que as facas gastam e são afiadas, é necessário deslocá-las para para frente, para aproximá-las umas das outras de forma que façam o corte adequado do material.